Olá

Este blog foi criado com intuito de ajudar as pessoas nas pequenas dúvidas diárias referentes a Língua Portuguesa. Seja bem vindo!

terça-feira, 28 de junho de 2011

O Espelho Da Alma






Hoje acordei pensando, analisando e tomei a seguinte conclusão: vou bebericar na fonte de Machado de Assis, quando diz que os olhos são o espelho da alma. Pensava muito sobre isso, por que como mãe , sempre sabia quando os meus filhos mentiam. não conseguiam repetir algo por mais simples que fosse ( coisas de criança ), sem que os olhos os traissem.Os homens, ah os homens! Estes são os seres mais predispostos a arte de mentir. As mulheres sabem bem disso. Só pedir para repetir olhando nos olhos, que elas logo sabem a resposta. Mesmo que muitas finjam acreditar mais no que ouviu do que no que realmente leu nos olhos ( mais isso ficará para outra crônica), elas sempre sabem quando os homens mentem. Pelo menos as inteligentes sabem. que sei é que uma pessoa, sentindo-se feliz ou infeliz, sempre deixará escapar pelos olhos, seus verdadeiros sentimentos.
Há alguns meses vivi uma grande tragédia de perder uma filha de 24 anos de idade, da minha prole maravilhosa de um filho, uma filha e uma neta. Antes da tragédia, as pessoas diziam que eu transmitia alegria com o meu sorriso. No trabalho cansei de ouvir colegas dizerem" chegou o sorriso mais lindo dessa escola!" Sim, eu tinha muita alegria de viver, eu tinha tudo que alguém precisava para ser feliz. Uma família que eu idolatrava (não que eu tenha deixado de amá-la), uma profissão que eu amava, amigos que sempre me completavam, pessoas que me amavam de verdade ( elas ainda existem)! Vivia tranquilamente, dentro de uma perspectiva brasileira. Os olhos transmitiam essa alegria de viver. Isso me deixava mais bonita!A tragédia levou uma parte de mim, que não consegue mais voltar.
Retomei meu trabalho, minha família, meus amigos e quiçá, minha vida! Procuro enconder a velhice da alma que a tragédia me trouxe. As marcas da dor que insistem em pousar em minha face, maquiagem nem uma resolverá. Sabe por quê? Meus olhos não conseguem ser maquiados, eles insistem em dizer o que eu realmente sinto, a dor que realmente está em meu peito. Estes espelhos refletem o tempo todo minha real situação de vida!
Hoje vivo pela minha família, pelo meu trabalho, buscando minha essência no plano espiritual e na essência de DEUS! Mas meus olhos...

Tirem suas dúvidas:


Quando surgiram os sinais de pontuação?


A maioria dos sinais de pontuação apareceu na Europa entre os séculos XIV e XVII. Eles nasceram para facilitar a leitura e a compreensão dos textos. O período em que as primeiras vírgulas, pontos de interrogação e dois-pontos surgiram coincide com o momento em que o hábito de ler, praticamente restrito aos monges na Idade Média, crescia com o surgimento da impressão tipográfica. O grande ancestral da pontuação, porém, apareceu bem antes. O ponto já era usado no antigo Egito em textos poéticos e no ensino de crianças na escrita hierática - espécie de letra de forma que simplificava os complexos hieróglifos. À medida que os jovens ficavam mais fluentes na leitura, os pontos eram retirados.
Os usos e funções dos sinais de pontuação também variaram muito ao longo dos séculos. "O ponto, por exemplo, nem sempre marcou a conclusão de uma ‘ideia completa’. Na Idade Média, ele era inserido antes do nome dos heróis ou de personagens importantes da narrativa, por questões de respeito ou apenas enfatização.
Quando surgiu?
Ponto final (.)
3000 a.C.
Interrogação (?) / Exclamação (!)
Século XIV
Vírgula (,) / Ponto e vírgula (;)
Século XV
Dois-pontos (:)
Século XVI
Aspas ("")
Século XVII

Tirem suas dúvidas:





Como surgiu a cedilha?


Embora tenha deixado de ser empregada na grafia da língua espanhola, a cedilha surgiu na Espanha. A origem da palavra vem de "cedilla", diminutivo de "ceda", nome da letra "z" nesse idioma. Primitivamente, a cedilha era um pequeno "z" que se colocava debaixo do "c" para indicar que a letra correspondia ao som de [s].
O castelhano abandonou o uso da cedilha no século 18, a qual foi substituída por “z” ou “c” simples antes de “e” e “i”. A cedilha ainda é utilizada em português, catalão e francês para gerar o som [s] antes de “a”, “o” e “u”.
Exemplos: criança, preço, açúcar.