Olá

Este blog foi criado com intuito de ajudar as pessoas nas pequenas dúvidas diárias referentes a Língua Portuguesa. Seja bem vindo!

domingo, 25 de março de 2012

Seguir a trilha ou buscar novos caminhos?

Seguir a trilha ou buscar novos caminhos?

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

Certo dia, um bezerro que estava perdido atravessou uma floresta virgem para voltar a seu pasto. Sendo um animal irracional, abriu uma trilha tortuosa, cheia de curvas, que subiam e desciam colinas. No dia seguinte, um cão que passava por ali usou essa mesma trilha torta para atravessar a floresta. Depois, foi a vez de um carneiro, líder de um rebanho, que fez seus companheiros seguirem pela trilha sinuosa. Mais tarde, os homens começaram a usar esse caminho; entravam e saíam, viravam à direita, à esquerda, abaixavam-se e se esquivavam de obstáculos. Tanto sacrifício os fazia reclamar e praguejar, até com um pouco de razão, mas não faziam nada para mudar o caminho. Depois de tanto uso, acabou virando uma estradinha, onde pobres animais, cansados sob cargas pesadas, eram obrigados a percorrer em três horas uma distância que poderia ser vencida em, no máximo, uma hora, caso a trilha não tivesse sido aberta por um bezerro. Muitos anos se passaram e a estradinha tornou-se rua principal de um vilarejo e, posteriormente, avenida principal de uma pequena cidade. Logo, transformou-se no centro de uma grande metrópole e por ela passaram a transitar, diariamente, milhares de pessoas, seguindo a mesma trilha torta feita pelo bezerro centenas de anos antes.
Amigo leitor, tenho uma pergunta importante, que merece reflexão: Você está vivendo a vida que gostaria de levar ou simplesmente está seguindo a vontade de outras pessoas ou até mesmo de regras impostas pela sociedade? A tendência é os seres humanos seguirem como cegos por trilhas de bezerros de suas mentes. Geralmente, se esforçam no cotidiano a repetir o caminho que outros já percorreram, sem se atrever a mudar ou pegar atalho. A escritora francesa Madame de Stael, famosa crítica literária, disse por volta de 1796, que "quando alguém se vê habituado a uma doce monotonia, nunca, nem por uma só vez, se apetece de nenhum gênero de distrações, com o objetivo de não chegar a descobrir que se aborrece todos os dias".
Agora, se você estiver se sentido plenamente feliz e realizado, merece os parabéns, pois o caminho que está trafegando é o mais correto. Por outro lado, se a insatisfação e a infelicidade permeiam sua vida, deve buscar outras alternativas, pois se continuar a andar na mesma direção, obterá os mesmos resultados que o estão incomodando na atualidade. O escritor americano Mark Twain, certa vez, deu uma dica importante para sairmos da rotina: "A gente não se liberta de um hábito atirando-o pela janela: é preciso fazê-lo descer a escada, degrau por degrau". Se você deseja quebrar rotinas que o incomodam, comece com as pequenas. Tome primeiro uma decisão. Marque dia e hora para alterar o caminho que você já está cansado e enjoado de percorrer.