Olá

Este blog foi criado com intuito de ajudar as pessoas nas pequenas dúvidas diárias referentes a Língua Portuguesa. Seja bem vindo!

sábado, 6 de julho de 2013

Locuções verbais


Quando nos referimos à palavra “locução”, logo nos remetemos à ideia que se relaciona à união de duas palavras, desempenhando a função de somente uma classe gramatical. Representando-as, temos as locuções conjuntivas, prepositivas, adverbiais, adjetivas e, por fim, as verbais – alvo de nossos estudos inerentes ao artigo em questão.

As locuções verbais constituem-se da combinação de um verbo auxiliar com uma forma nominal, expressa no infinitivo, gerúndio ou particípio de um determinado verbo - ora denominado de principal.

No intuito de apreendê-las, verifiquemos aquelas normalmente utilizadas no sistema linguístico, constituídas das seguintes formas:



# Por meio do verbo “ir” seguido de um infinitivo, denotando futuras ações.

Vou planejar minhas férias, dentro de poucos instantes.

Vamos curtir o feriado juntos, na próxima semana.


# Pelos verbos “ter” e “haver” ligados a um infinitivo por intermédio de uma preposição.

Tenho de estudar bastante para o próximo concurso.

Havemos de lutar contra todo o tipo de preconceito.


# Pelos verbos “estar”, “andar”, “ir” e “vir”, acompanhados de um gerúndio, ao denotarem continuidade expressa pela ação.

Estou lendo obras canônicas.

Ando procurando companhia ultimamente.

Ia saindo lentamente quando me aproximei.

Ele vem trazendo uma porção de presentes.

A correta utilização que se atribui à letra \"x\"


A composição se constitui da aglutinação e da justaposição

Dúvidas em relação ao emprego do “x”? Eis um fato considerado extremamente trivial, pois temos o feixe de lenha e temos também o chuchu.

Palavras que corriqueiramente causam dúvidas em relação à escrita, assim como tantas outras. Diante desse impasse, como compreendermos acerca de suas características ortográficas?

Nada que uma boa dose de prática não consiga saná-lo, mas enquanto conquistamos tal habilidade, resta-nos ampliar nossos conhecimentos a cada instante, a fim de que possamos constatar algumas peculiaridades inerentes a essa parte da gramática– ora representada pela ortografia.

Assim sendo, verifiquemos algumas considerações, tendo em vista o emprego relacionado à letra “x”:

Casos relacionados a essa ocorrência:


*Depois de ditongos:

ameixa, caixa, baixela, caixote, peixe, feixe...

* Em palavras de origem indígena e africana:

Xingu – Xavantes – maxixe...

* Palavras iniciadas pelas sílabas “em” e “me”.

México – mexilhão – mexerica – enxame- enxurrada...

Observação importante:

Caso houver o prefixo “-em” seguido de palavras iniciadas por “ch”, o dígrafo será mantido.

encher – derivado do substantivo cheio

encharcar - derivado do substantivo charco

enchumaçar – derivado do substantivo chumaço

Artigo de opinião


Em meio à nossa vivência do dia a dia, estamos a todo instante nos posicionando a respeito de um determinado assunto. Essa liberdade que nos é concedida faz com que nos tornemos seres ímpares, dotados de pensamentos e opiniões acerca da realidade circundante, por vezes absurda e cruel.
Tal particularidade, relacionada a este perfil singular, desencadeia uma série de posicionamentos divergentes, os quais são debatidos e confrontados por meio de uma interação social – fato que confere uma característica dinâmica à sociedade, visto que, caso contrário, as relações humanas se tornariam frustrantes e monopolizadas.

De forma específica, atenhamo-nos ao título em questão quando o mesmo perfaz-se de dois termos básicos: Artigo e opinião. Procurando compreendê-los de acordo com seu sentido semântico, surge-nos numa primeira instância, a ideia de algo relacionado à escrita.

Munidos de tal percepção, sabemos que a mesma constitui-se de certas particularidades específicas, e mais! Trata-se de um gênero textual comumente requisitado em exames de vestibulares e concursos públicos de uma forma geral.
Sendo assim, torna-se imprescindível incorporá-lo aos nossos conhecimentos e, sempre que necessário, colocá-lo em prática. Enfatizaremos então sobre alguns pontos pertinentes à modalidade em referência.

O artigo de opinião é um gênero textual pertencente ao âmbito jornalístico e tem por finalidade a exposição do ponto de vista acerca de um determinado assunto. Tal qual a dissertação, ele também se compõe de um título, um parágrafo introdutório o qual se caracteriza como sendo a introdução, ao explanar de forma geral sobre o assunto do qual discutirá.

Posteriormente, segue o desenvolvimento arraigado na desenvoltura dos argumentos apresentados, sempre tendo em mente que esses deverão ser pautados em bases sólidas, com vistas a conferir maior credibilidade por parte do leitor. E por fim, segue a conclusão do artigo, na qual ocorrerá o fechamento das ideias anteriormente discutidas.