Olá

Este blog foi criado com intuito de ajudar as pessoas nas pequenas dúvidas diárias referentes a Língua Portuguesa. Seja bem vindo!

quinta-feira, 11 de março de 2021

Linguagem verbal e não- verbal


 

Contribuem para compreensão e interpretação na comunicação


Todo ato comunicativo se dá pela ação da linguagem, que podem ser definidas como linguagem verbal e não verbal. Em outras palavras, essas formas de linguagem são definidas como modalidades comunicativas. Isso significa que será necessário a ação de um emissor e de um receptor, com o intuito de receber ou transmitir uma mensagem. 

Linguagem verbal: também chamada de linguagem verbalizada, é expressa por meio de palavras escritas ou faladas. 

Linguagem não verbal: utiliza signos visuais, como, por exemplo, os gestos, postura, ilustrações, placas, músicas. 

Além dessas, uma outra forma de linguagem pode ser utilizada no dia a dia que é linguagem mista, também conhecida como linguagem híbrida. Nela é possível encontrar as linguagens verbal e não verbal juntas, com objetivo de passar uma única mensagem. 

Um exemplo de linguagem mista pode ser encontrado em uma charge, quando se encontra uma imagem e um espaço com um texto acerca da imagem. Tanto a foto quanto o texto contribuíram significativamente para a compreensão da mensagem. 

Comunicação x Linguagem verbal e não verbal


A comunicação é o processo de troca de informações entre um emissor e um receptor. Um dos aspectos que pode interferir nesse processo é o código a ser utilizado, que deve ser entendível para ambos, portanto, a linguagem verbal e não verbal são componentes que fazem parte dos elementos da comunicação.