Olá

Este blog foi criado com intuito de ajudar as pessoas nas pequenas dúvidas diárias referentes a Língua Portuguesa. Seja bem vindo!

domingo, 26 de maio de 2013

Como funciona o SiSU?

Muitos estudantes têm dificuldades ao utilizar o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para escolher o curso e a instituição da qual querem fazer parte. Pensando nisso, o Vestibular Brasil Escola preparou um resumo com instruções passo a passo de como concorrer com sucesso à vaga que você deseja.

Instruções baseadas no SiSU do 1º semestre de 2013

1 - O aluno terá que acessar o site do SiSU com o login e senha fornecidos no momento da inscrição do Enem 2012. O sistema estará disponível entre meia noite do dia 07 de janeiro de 2013 e 23h59 do dia 11 de janeiro.

2 - Ao acessar o SiSU, será aberta uma página para confirmação de dados. Verifique as informações e, caso note algum dado incorreto, altere-o e depois confirme os dados. Certifique-se que o e-mail informado é valido.

3 - Em seguida, pesquise seu curso por cidade e instituição de ensino. No sistema é possível também conferir a quantidade de vagas para ampla concorrência e sistema de cotas.
4 - Escolha dois cursos que pretende concorrer, separando a sua 1ª opção.
5 - Exceto no primeiro dia de inscrições, durante a madrugada o sistema fará o cálculo e divulgará as notas de corte e a classificação parcial de cada um dos cursos registrados, sempre a partir das 2h da manhã.
6 - Após esse horário, verifique se está abaixo ou acima do ponto de corte nos cursos que se inscreveu. Com essa informação você pode decidir se continua nesta opção de curso ou troca por outra. O ponto de corte varia a cada dia, de acordo com os candidatos que estão competindo às vagas. Pode acontecer de em um dia você estar acima do ponto de corte, mas em outro estar abaixo. Por isso, é aconselhável verificar sua posição todos os dias.
As notas de corte são calculadas de acordo com o peso adotado por cada universidade. Por exemplo, a prova de português do Enem pode valer mais para a carreira de Jornalismo e menos para a de Ciência da Computação. Os pesos também são diferentes para os concorrentes pelo sistema de cotas.

7 - Às 23h59 do dia 11 de janeiro o sistema é fechado definitivamente. A primeira lista de aprovados sai no dia 14 de janeiro, com matrícula nos dias 18, 21 e 22 de janeiro.

ATENÇÃO: o candidato aprovado em 1ª chamada no curso de 1ª opção será automaticamente excluído da lista do SiSU, mesmo não fazendo a matrícula. Portanto, se inscrevam apenas nos cursos que realmente desejam se matricular.

8 - A 2º convocação acontece em 28 de janeiro, com matrícula nos dias 01, 04 e 05 de fevereiro.

9 - Os candidatos não aprovados em nenhuma das chamadas podem participar da lista de espera. O cadastro acontece entre 28 de janeiro e 08 de fevereiro. A publicação da lista de aprovados será em 18 de fevereiro. As chamadas baseadas na lista de espera são de responsabilidade de cada uma das instituições participantes do SiSU, que poderão divulgar quantas chamadas quiser até uma determinada data.

Observações:
- Em caso de empate nas notas, ficará mais bem posicionado o estudante que tiver tirado a nota mais alta na redação do Enem.
- Para concorrer à segunda chamada não é preciso se cadastrar novamente.

Site do SiSU: http://sisu.mec.gov.br/

GENTE, Amanhã é o último dia...

Inscrições do Enem 2013 Terminam nesta Segunda-FeiraEncerramento Inscrições Enem 2013: Quem pretende participar do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2013 tem apenas mais algumas horas para garantir sua presença na prova. As inscrições do Enem 2013, que tiveram início no dia 13 de maio, se encerrarão na próxima segunda-feira, 27 de maio. Confira abaixo algumas informações importantes sobre o exame.
Com o desempenho obtido no Enem 2013 os estudantes poderão concorrer às vagas do ano que vem do Prouni – Programa Universidade Para Todos e do Sisu – Sistema de Seleção Unificada. Além disso, com a nota do exame é possível obter conclusão do ensino médio e financiamento dos estudos, através do Fies – Programa de Financiamento Estudantil.
As tantas oportunidades que o exame proporciona explicam a quantidade de inscritos, que vem crescendo a cada edição. Neste ano já foram mais de cinco milhões de inscritos. É esperado que os números da edição de 2012 sejam superados.
Quem ainda não se inscreveu deve acessar o site oficial do exame, disponível no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br, e efetuar inscrição até as 23 horas e 59 minutos do dia 27 de maio, observado o horário oficial de Brasília.
É preciso ter muita atenção com algumas escolhas que devem ser feitas no ato da inscrição. Uma delas é o local de prova do Enem 2013: é na inscrição que o candidato escolhe o Estado e a cidade onde fará as provas. Outras escolhas importantes são a língua estrangeira (inglês ou espanhol) e também se há necessidade de atendimento especial para realização das provas.

Isenção de Taxa de Inscrição do Enem

Como aconteceu nas edições anteriores, a taxa de inscrição do Enem 2013 é de R$ 35,00. Aqueles candidatos que estão cursando o último ano do ensino médio em escola da rede pública são automaticamente isentos do pagamento da taxa. Os demais devem imprimir o boleto do Enem 2013 nos últimos passos da inscrição e efetuar o pagamento até a data de vencimento, no dia 29 de maio.
Quem não tiver condições de pagar a taxa poderá declarar carência e assim solicitar isenção no Enem 2013. As solicitações são analisadas pelo INEP e quem tiver declaração aprovada não precisa pagar para participar. Já quem tiver indeferimento deverá imprimir e pagar o boleto.
É importante lembrar que há novas regras para o Enem 2013. As novas regras foram criadas para acabar com os problemas na correção da redação no ano passado.
Os candidatos têm apenas mais cinco meses de preparação para as provas, que serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro. No dia 30 serão divulgados os gabaritos oficiais. A data de divulgação do resultado final será divulgada posteriormente pelo Ministério da Educação.