Olá

Este blog foi criado com intuito de ajudar as pessoas nas pequenas dúvidas diárias referentes a Língua Portuguesa. Seja bem vindo!

domingo, 29 de abril de 2012

Dúvidas verbais


Os verbos que causam dúvidas – clique aqui e não as tenha mais!
Os verbos que causam dúvidas – clique aqui e não as tenha mais!
Existem muitos verbos que causam dúvidas constantes entre nós!
Aprender a conjugação correta deles é um martírio para alguns! Se fosse pelo menos um ou dois verbos...era só apelar para a decoreba e pronto!

No entanto, é um mar de verbos quase que sem fim: opto ou ópito; pôde ou pode; quis ou quiz; reaveram ou reaviram; requereu, requeriu ou requis; ver ou vir, dentre outros.

Mas não vamos nos desgastar com esse assunto e fazer disso um sofrimento. Afinal, depois que nós entendemos fica fácil, fácil! E quando isso acontece, nós ficamos mais confiantes, pois escrevemos com maior facilidade e falamos sem nos sentir intimidados. Além disso, temos embasamento gramatical, caso sejamos questionados a respeito do uso de um determinado verbo.

Esta seção tem como objetivo promover o aprendizado dos verbos apontados acima que são motivos de equívocos e até mesmo de constrangimentos! Clique, informe-se e não tenha mais problemas!

Por serem muito parecidos, esses verbos comumente causam dúvidas. Muitos quando querem o sentido de absorver dizem absolver e vice-versa, pois parecem que exprimem o mesmo significado.

Mas isso não é verdade! Basta lembrar-se de um réu ao receber um julgamento que o considerou livre de culpa: O réu foi absorvido? Só se fosse em filme de ficção científica, pois o réu é absolvido.


Independente de crença, um exemplo interessante está na figura de Jesus, podemos dizer que primeiro Ele absorveu os pecados de todos em si mesmo e depois absolveu-nos da culpa!


Este exemplo é muito bom, pois considera os dois verbos em seus verdadeiros sentidos: absorveu (consumiu) e absolveu (perdoou).


Então:


Use absolver quando quiser o significado de inocente, perdoado, desculpado.

Use absorver quando quiser o significado de consumir, esgotar, sorver.

Veja alguns exemplos:


a) Vocês absorvem todas as minhas energias crianças!

b) O júri absolveu o réu da suspeita de crime!
c) Este pano é ótimo, absorve tudo!
d) Decidimos absolver-nos do que desejamos para nós mesmos!

Curiosidade: É do verbo absorver que vem o nome “absorvente”, o protetor íntimo que a mulher usa no período menstrual.

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário